Niterói: Cidade de Memórias

  • Créditos - Niterói

     

    Roteiro produzido por Hebe Mattos e Alexandre Fagundes Abrantes.

    Seleção das entrevistas por Alexandre Fagundes Abrantes e por Gabriel Gontijo Granja.

    _____

    Passo 1: O bairro de São Lourenço dos Índios

    Projeto desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2003, coordenado por Hebe Mattos e por Ismênia de Lima Martins.

    --------

    Passo 2: Memórias da multidão: o quebra-quebra das barcas e as lembranças da política

    Projeto desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2002, coordenado por Hebe Mattos e por Ismênia de Lima Martins.

    --------

    Passo 3: Niterói Operário

    Passo constituído por dois Projetos desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF): o Projeto “Os operários navais”, coordenado por Ângela Maria de Castro Gomes e por Hebe Mattos, desenvolvido entre 1993 e 2005; e o Projeto “Memória e identidade no bairro do Barreto”, coordenado por Hebe Mattos e por Ismênia de Lima Martins, desenvolvido entre 2004 e 2005.

    --------

    Passo 4: Migração e Imigração: o caso de Niterói (1888/1950)

    Passo constituído por quatro Projetos desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF): o Projeto “Niterói: Cotidiano, família e migração”, coordenado por Hebe Mattos, desenvolvido entre 1993 e 1997; o Projeto “Niterói: Imigração espanhola”, coordenado por Ângela Maria de Castro Gomes e por Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus, desenvolvido entre 2005 e 2006; o Projeto Niterói: Imigração italiana”, coordenado por Ângela Maria de Castro Gomes, desenvolvido entre 1995 e 1998; e o Projeto “Niterói: Imigração portuguesa”, coordenado por Ismênia de Lima Martins, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro e por Ana Maria Moura de Nogueira, desenvolvido entre 1993 e 2000.

    --------

    Passo 5: O Cubango e os carnavais de Niterói

    Projeto desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2004 e 2005, coordenado por Hebe Mattos.

    --------

    Passo 6: Memória e Trauma Social: A tragédia urbana do incêndio do Gran-Circus norte-americano. Niterói, 1961

    Projeto desenvolvido pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2001 e 2002, coordenado por Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus e por Paulo Knauss de Mendonça.

    --------

    OBSERVAÇÃO: Todos os projetos foram realizados com o auxílio de graduandos das disciplinas de História Oral, do curso de História da UFF, ministradas pelas respectivas coordenadoras de cada projeto, com exceção do projeto “Niterói: Imigração espanhola”.

    ____ 

     

    Créditos de Imagens:

    Passo 1: O bairro de São Lourenço dos Índios

    - Vista aérea do Porto de Niterói, com o Moinho Atlântico, a Praça Renascença e a Igreja de São Lourenço dos Índios ao fundo e, à esquerda, a Igreja de São Lourenço da Várzea. (Autor: Manoel Bastos. – 1959. Acervo DDP/FAN)

    - Estátua de Araribóia, erigida em 22 de novembro de 1912, localizada hoje na praça em frente a Igreja de São Lourenço dos Índios. (Foto de 05/12/2003 – Acervo LABHOI/UFF)

    - Praia da Luz. (Autor: Manoel Fonseca. – data desconhecida. Acervo DDP/FAN)

    - Bonde São Francisco, São Francisco, Niterói, 1947, Carlheiz Hahmann.

    - Antigo Prédio da Estação das Barcas de Niterói. (Foto de Almiro Baraúna. – 1958.)

    - Foto de uma rua do bairro de São Lourenço dos Índios. (Foto de 05/12/2003 – Acervo LABHOI/UFF)

    - Igreja de São Lourenço dos Índios. (Autor: Manoel Fonseca. – data desconhecida. Acervo DDP/FAN) 

    - Igreja de São Lourenço dos Índios. (Foto de 05/12/2003 – Acervo LABHOI/UFF)

    - Igreja de São Lourenço dos Índios. (Autor: desconhecido/Sociedade Fluminense de Fotografia. – 1971. Acervo DDP/FAN)

    - Praça em frente a Igreja de São Lourenço dos Índios. (Foto de 05/12/2003 – Acervo LABHOI/UFF)

    - Flores colocadas em frente à estátua de Araribóia, "homenagem da cidade de Niterói ao seu ilustre fundador". (Foto de 05/12/2003 – Acervo LABHOI/UFF)

    ________

     Passo 2: Memórias da multidão: o quebra-quebra das barcas e as lembranças da política

    - Depredações em Niterói. Vista da multidão – data desconhecida. (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Depredações em Niterói. Carro sendo empurrado – data desconhecida. (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Greve lancha Rio-Niterói (22/5/59) – foto de 29 de agosto de 1959 (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    -“Fuzileiros navais em posição de artilharia antiaérea, em Niterói. A foto nos foi enviada por um leitor do outro lado da baía, com a seguinte legenda : “Talvez por isso o helicóptero do JK tenha passado tão supersonicamente sobre Niterói...”. – 26/5/59 (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Flagrante da Madrugada – Povo corre do tiroteio. “Responsabilidade do Quebra-Quebra em Niterói cabe a Roberto da Silveira.” – 24/5/59 (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Depredações em Niterói. Carro pegando fogo – data desconhecida. (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

     - Apesar do fogo que lavrara intensamente no interior da estação das barcas, dezenas de homens saqueavam os estabelecimentos, carregando tudo que representasse valor. Na foto vê-se um homem com garrafas de cerveja, um menino transportando um caixote. (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Avisos da Marinha transportando o público para Niterói – 8/10/59 (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    Cantareira em Niterói – data desconhecida. (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    - Depois das filas extensas que o povo enfrentava. – 9/10/59 (Acervo do jornal Correio da Manhã/Arquivo Nacional)

    _________

    Passo 3: Niterói Operário

    Foto do lançamento do Ponta d'Areia, primeiro navio a ser entregue dentro das encomendas do GEICON. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 76.)

    - Vista do Dique com o Petroleiro Dom João. Ao fundo percebe-se as obras de ampliação em pleno andamento. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 72.)

    - Vista geral das obras de ampliação e remodelamento. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 88.)

    - Fotografia da Rua Barão de Mauá, na Ponta d'Areia, da autoria de Juan Gutierrez – c. 1894. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 25.)

    - Vistas de Niterói: Avenida do Contorno (Autor: Manoel Fonseca. – data desconhecida. Acervo DDP/FAN)

    - Praia da Luz. (Autor: Manoel Fonseca. – data desconhecida. Acervo DDP/FAN)

    - Praça e Praia da Luz. (Autor: Manoel Fonseca. – 1965. Acervo DDP/FAN)

    - Foto do Cais de acabamento da CACREN. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 89.)

    - Foto do pátio de pré-fabricação com um fundo duplo de casco em montagem. (Livro "Ponta d' Areia – O Berço da Construção Naval". [coordenação editorial Ricardo O. Oliveira; projeto editorial Renata de Albuquerque e Ricardo O. Oliveira; pesquisa histórica e iconográfica Rodrigo Motta; fotografia Valdemi Silva]. São Paulo: Quiron, 2005, p. 78.)

    ______

    Passo 4: Migração e Imigração: o caso de Niterói (1888/1950)

    Ponta D`Areia. (Autor: Manoel Fonseca. – 1958. Acervo DDP/FAN)

    Procissão na Ponta D`Areia: Inauguração da Igreja de N.Sa. de Fátima. (Autor: Manoel Fonseca. – 1941. Acervo DDP/FAN)

    Procissão na Ponta D`Areia: Inauguração da Igreja de N.Sa. de Fátima. (Autor: Manoel Fonseca. – 1941. Acervo DDP/FAN)

    Procissão na Ponta D`Areia: Inauguração da Igreja de N.Sa. de Fátima. (Autor: Manoel Fonseca. – 1941. Acervo DDP/FAN)

    Ponta D`Areia. (Autor: Manoel Fonseca. – data desconhecida. Acervo DDP/FAN)

    - Ponta D`Areia. (Autor: Manoel Fonseca. – 1950. Acervo DDP/FAN)

    - Governador Celso Peçanha na Ponta D’Areia. (Autor: Manoel Fonseca. – década de 1960. Acervo DDP/FAN)

    Procissão na Ponta D`Areia: Inauguração da Igreja de N.Sa. de Fátima. (Autor: Manoel Fonseca. – 1941. Acervo DDP/FAN)

    - Imigrantes Italianos – Foto da família dos Consani. (Coleção doada por Syrléa Marques Pereira - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFF)

    - Imigrantes Italianos – Foto da família dos Consani. (Coleção doada por Syrléa Marques Pereira - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFF)

    Imigrantes Italianos – Foto da família dos Consani. (Coleção doada por Syrléa Marques Pereira - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFF)

    ___________

    Passo 5: O Cubango e os carnavais de Niterói

    Travestidos em Icaraí.  Cartaz anuncia batalha de confetes. (Autor: Manoel Fonseca. – década de 1940. Acervo DDP/FAN)

    - Bloco fantasiado de bebês com um cupido e alguns travestis posam em rua. (Autor: Manoel Fonseca. – 1949. Acervo DDP/FAN)

    - Bloco Carnavalesco desfilando na Rua da Conceição no Centro de Niterói. (Autor: Manoel Fonseca. – 1945. Acervo DDP/FAN)

    Bloco à beira-mar: banho de mar à fantasia. (Autor: Manoel Fonseca. – década de 1940. Acervo DDP/FAN)

    - Carnaval – Ornamentação da Cidade, Carros e Blocos. (Autor: Manoel Fonseca. – 1941. Acervo DDP/FAN)

    - Carnaval Banho de Mar à Fantasia. (Autor: Manoel Fonseca. – 1942. Acervo DDP/FAN)

    - Índios em frente à Estação da Cantareira. (Autor: Manoel Fonseca. – década de 1940. Acervo DDP/FAN)

    - Na Rua da Conceição, bloco de carnaval com fantasias de casamento. Todos são travestidos, menos, obviamente, o noivo e os padrinhos. Até os pajens, duas crianças, estão travestidos. (Autor: Manoel Fonseca. – 1947. Acervo DDP/FAN)

    - Carnaval: grupo de travesti. (Autor: Manoel Fonseca. – década de 1940. Acervo DDP/FAN)

    - No carro alegórico o compositor, homenageado como personagem do enredo da escola de samba Canarinhos da Engenhoca, de Niterói, intitulado Ismael Silva, o bamba do Estácio. (por: O Fluminense). In: SOARES, Maria Thereza Mello. São Ismael do Estácio; o sambista que foi rei. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional de Música/Divisão de Música Popular, 1985.

    - Niterói, 1975 – no ensaio da Canarinhos da Engenhoca. (por: "L. Clóvis Scarpino") In: SOARES, Maria Thereza Mello. São Ismael do Estácio; o sambista que foi rei. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional de Música/Divisão de Música Popular, 1985.

    Carro abre-alas do desfile da Canarinhos da Engenhoca, Carnaval de 1975. (por: O Fluminense). In: SOARES, Maria Thereza Mello. São Ismael do Estácio; o sambista que foi rei. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto Nacional de Música/Divisão de Música Popular, 1985.

    - Uma ala da escola em desfile na Amaral Peixoto – fins da década 1970. (Acervo Marçal Branco)

    __________

    Passo 6: Memória e Trauma Social: A tragédia urbana do incêndio do Gran-Circus norte-americano. Niterói, 1961

    Fotografias do Correio da Manhã (Acervo do Arquivo Nacional), publicadas ao longo mês seguinte ao incêndio, e fotografias publicadas na revista Fatos e Fotos, no dia 30 de dezembro de 1961.

    - Tenda do circo "Gran-Circus Norte-Americano".

    - Vítimas do incêndio.

    - Pilha de corpos.

    - Reconhecimento de corpos.

    -Enterro de uma das vítimas.

    -Freira concedendo a extrema-unção.