Bibliografia Fazendas de Café

ANDRADE, Eloy de. “O Vale do Paraíba”. Edição Particular. 1982.

CAMILLO, Ema Elisabete Rodrigues. Modernização Agrícola e Máquinas de Beneficiamento: um estudo da Lidgerwood MFG. Co. Ltd., década de 1850 a de 1890. Campinas: UNICAMP, 2003. Dissertação de mestrado – Instituto de Economia da UNICAMP.

LEVY, Carlos Roberto Maciel. O Grupo Grimm: paisagismo brasileiro no século XIX. Rio de Janeiro: Edição Pinakothek, 1980.

MARQUESE, Rafael de Bivar. A Paisagem da cafeicultura na crise da escravidão: as pinturas de Nicolau Facchinetti e Georg Grimm. Trabalho apresentado no I Seminário de Historia do Café: Historia e Cultura Material. Museu Paulista/USP. 13 a 16 de Novembro de 2006.

MUNIZ, Célia Maria Loureiro. Os donos da terra: um estudo sobre a estrutura fundiária do Vale do Paraíba Fluminense no século XIX. Dissertação de Mestrado em História. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - Centro de Estudos Gerais. Niterói: UFF, 1979.

PIRES, Fernando Tasso Fragoso. Fazendas: as grandes casas rurais do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

RAMOS, Belisário Vieira. O Livro da Família Werneck – 1742-1879. Rio de Janeiro: Cia. Carioca das Artes Gráficas, 1941.

TAUNAY, Carlos Augusto. Manual do Agricultor Brasileiro. Organização Rafael de Bivar Marquese. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SALLES, Ricardo. E o vale era escravo. Vassouras, séc XIX, senhores e escravos no coração do Império. RJ: Civilização Brasileira, 2008.

STEIN, Stanley J. Vassouras, um município brasileiro do café, 1850-1900. RJ: Nova Fronteira, 1990.

MUAZE, Mariana. As Memórias da Viscondessa: família e poder no Brasil Império (1840-1889). RJ: Zahar, 2008.

MUAZE, Mariana. O Vale do Paraíba e a dinâmica imperial. In: Inventário de Fazendas, fase III. Acesso: http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios.

MARQUESE, Rafael. Feitores do Corpo, missionários da mente-senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860. SP: Cia das Letras, 2004.

MARQUESE, Rafael de Bivar.  Moradia escrava na era do tráfico ilegal: senzalas rurais no Brasil e em Cuba, c. 1830-1860 in Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. vol.13 no.2 São Paulo July/Dec. 2005

MARQUESE, Rafael de Bivar.  Revisitando casas-grandes e senzalas: a arquitetura das plantations escravistas americanas no século XIX. in Anais do Museu Paulista: História e Cultura.

MACHADO, Humberto. Escravos, senhores e café. Niterói: Cromos, 1993.

NOVAES, Adriano. “Os caminhos antigos do território fluminense” in: Inventário das fazendas fluminenses, tomo I, INEPAC, 2008.

MARQUESE, Rafael; TOMICH, Dale. “O Vale do Paraíba escravista e a formação do mercado mundial do café no século XIX” in: SALLES, Ricardo & GRINBERG, Keila (org). O Brasil Imperial. RJ: Civilização Brasileira, 2010, vol 3.

SILVA, Eduardo. Barões e Escravidão – três gerações de fazendeiros e a crise da estrutura escravista. RJ: Nova Fronteira, 1984.

PIRES, Fernando Tasso Fragoso. Antigas Fazendas de Café da Província Fluminense. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em Movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. RJ: Nova Fronteira, 1998.

FRAGOSO, João Luís. Comerciantes, fazendeiros e formas de acumulação em uma economia escravista-exportadora no Rio de Janeiro: 1790-1888. Tese de doutorado, ICHF: Departamento de Pós Graduação em História da UFF, 1990.

FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata. 4aedição, SP: Unesp, 1997, p65.

MATTOS, Hebe Maria. Das Cores do Silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista. 2 a ed, RJ: Nova Fronteira, 1998.

SALLES, Ricardo. “As águas do Niágara, 1871: crise da escravidão e o caso Saquarema.” In: SALLES, Ricardo; GRIMBERG, Keila. Brasil Imperial. RJ: Civilização Brasileira, RJ: 2010, vol III.

D´ELBOUX, Roseli Maria Martins. “Uma promenade nos trópicos: os barões do café sob as palmeiras-imperiais, entre o Rio de Janeiro e São Paulo”. in: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. vol.14 no.2 São Paulo July/Dec. 2006.

SCHNOOR, Eduardo. “Das casas de morada à casa de vivenda” in: CASTRO, Hebe M. M. de & SCHNOOR, Eduardo. Resgate- uma janela para o Oitocentos. RJ: Topbooks, 1995.

LOURENÇO, Thiago Campos Pessoa. O Império dos Souza Breves nos Oitocentos: política e escravidão nas trajetórias dos Comendadores José e Joaquim de Souza Breves. UFF: Programa de pós-graduação em História, dissertação de mestrado, 2010.

MATTOS, Hebe. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico. RJ: Zahar, 2000.

“Instruções Gerais para a Administração das Fazendas”. Boa sorte, 1870 in: AGUILLAR, Nelson (org) Negro de Corpo e alma- mostra do Redescobrimento. SP: Fundação Bienal de São Paulo/ SO: Associação Brasil 500 anos artes visuais, 2000.

MAUAD, Ana Maria & MUAZE, Mariana. “A escrita da intimidade: história e memória no diário da viscondessa do Arcozelo”. In: GOMES, Ângela (org). Escrita de si, escrita da história. RJ: FGV, 2004.

KARASCH, Mary. A Vida dos Escravos no Rio de Janeiro 1808-1850. SP: Cia das Letras, 2000.

WERNECK, Francisco Peixoto de. Memória sobre a fundação de uma fazenda na província do Rio de Janeiro.

FIORENTINO, Manolo & GOES. A paz das senzalas. Famílias escravas e tráfico atlântico, Rio de Janeiro, 1790-1850. RJ: Civilização Brasileira, 1997.

Silva, E. & Reis, J.J. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1989.

GUEDES, Roberto, Egressos do cativeiro: trabalho, família, aliança e mobilidade social (Porto Feliz, SP, 1798-1850) . RJ: Mauad/ RJ: FAPERJ, 2008.

DEAN, Warren. Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura 1820 – 1920. SP: Paz e Terra, 1977.

SLENES, Robert W. Na Senzala uma Flor, esperanças e recordações na formação da família escrava - Brasil Sudeste, século XIX. 1999.