São Barnabé

A Aldeia de São Barnabé foi criada para abrigar parentes e amigos dos índios da aldeia de São Lourenço, que teriam chegado de outras regiões próximas. Tendo em vista que as terras doadas pelos portugueses eram poucas, requereram terras da banda d’além do rio Macacú para constituir uma nova aldeia. Inicialmente foi instalada em terras do Colégio, em Cabuçu, mas foi transferia para a região do Macacu. As terras foram concedidas em 1578 por despacho de Salvador Correia de Sá. Em 1583, os próprios índios solicitaram a confirmação da sesmaria, que lhes foi concedida no mesmo ano em Lisboa. Foi administrada por jesuítas e reunia, além dos índios temiminós, os moromomins, goitacazes, entre outros. É provável que os índios tupiniquins e tupinambás também tenham vivido em São Barnabé, já que haviam se misturado com os temiminós nas aldeias no Espírito Santo. Em 1759, com as reformas pombalinas, São Barnabé tornou-se freguesia e em 1772 foi transformada em vila, tendo sido a única aldeia do Rio de Janeiro a obter esse estatuto. Apesar da aldeia de São Barnabé ter mudado várias vezes de lugar, tendo se estabelecido mais de uma vez em São Lourenço e permanecido por longo tempo em terras do Colégio, seus índios reivindicavam as terras e sua demarcação com base na doação de 1578 e na confirmação de 1583. Embora se tenha pouca informação sobre a supressão da aldeia de São Barnabé, em 1855 há noticias sobre a existência de terrenos e índios aldeados em Itaboraí e Rio Bonito. Entretanto, anos depois (1872), autoridades locais informavam que os índios dessa região existiam em número diminuto, não vivendo mais aldeados.

Bibliografia

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2003.

______________________________. “Índios, missionários e políticos: discursos e atuações político-culturais no Rio de Janeiro oitocentista”. In: SOIHET, Rachel, BICALHO, Maria Fernanda B., GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. p. 235-257.

_________________________. “Política indigenista e etnicidade: estratégias indígenas no processo de extinção das aldeias do Rio de Janeiro. Século XIX”. In: Sociedades em movimiento. Los pueblos indígenas de América Latina en el siglo XIX. Tandil (Argentina): IEHS, 2007. p. 219-233.

CORRÊA, Luís Rafael Araújo. De São Barnabé à Vila Nova de São José del Rei: o Diretório pombalino em uma aldeia do Rio de Janeiro. Niterói: UFF, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso.

FERNANDES, Eunícia. B. F. “O movimento do aldeamento jesuítico de São Barnabé - jogo entre culturas”. In: Estudos Ibero-Americanos: Rio Grande do Sul, v. XXIX, p. 37-51, 2003.

FREIRE, J. R. Bessa e MALHEIROS,Márcia F. Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

MALHEIROS,Márcia F. "Cristianizar para Servir": Construção e Desconstrução de uma Aldeia Missionária no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 1994. Monografia de conclusão do curso em Ciências Sociais.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa/Rio de Janeiro: Portugália/Civilização Brasileira, 1938-1950. v.VI.