1995 – Lançamento do 1° disco solo de Zé da Velha/ Lançamento da revista "Roda de Choro"/ Morreu aos 33 anos o violonista Raphael Rabello.

Cronologia do Choro

You may need: Adobe Flash Player.

"O bom filho a casa torna". Comp: Bonfiglio de Oliveira. Músicos – Zé da Velha e Silvério Pontes. Álbum: Tudo dança. Rob digital

Em 1995, o trombonista Zé da Velha, que ganhou este apelido por tocar com a “Velha Guarda” de Pixinguinha, lançou seu primeiro disco solo, em parceria com o trompetista Silvério Pontes.

O choro, gênero surgido em 1870, teve na Revista “Roda de Choro”, na verdade um fanzine, a única publicação especializada no gênero até os dias de hoje.  Iniciativa do livreiro e editor Rodrigo Ferrari e do artista gráfico e editor Egeu Laus. A Roda De Choro não era vendida em lojas ou bancas de jornal, sendo necessária uma assinatura anual que contemplava seis exemplares. Ao todo, foram cerca de oitocentos assinantes, em todo o Brasil e também alguns no exterior.

Também nesse ano, Morreu antes dos 33 anos o genial violonista Raphael Rabello, um dos maiores talentos da geração de chorões dos anos 1970.

CAZES, Henrique. Choro, do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998.p. 151.

Raphael Rabello. THOMPSON, Mário Luiz. Bem te vi: Música Popular Brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial, 2001. p. 578.