1987 - Surgiu "O Trio"/ Formou-se o grupo "Joel e o Sexteto"/ Uma nova oficina de choro foi criada na Escola Brasileira de Música.

Cronologia do Choro

Em 1987 surge o grupo "O Trio", formado por Maurício Carrilho, Pedro Amorim e Paulo Sérgio Santos.

Nesse ano, Joel Nascimento convida músicos do recém extinto “Camerata Carioca” e excursiona por Nova Iorque, Colorado e Los Angeles, com o grupo "Joel e o Sexteto". Dois anos depois "Joel e o Sexteto Brasileiro" excursionaram com êxito pela costa oeste e meio-oeste dos Estados Unidos. O fruto dessas viagens foi o CD de 1997, “Joel Nascimento e o Sexteto Brasileiro nos Estados Unidos”. Estas excursões não contaram com nenhum patrocínio oficial.

Também em 1987, uma nova oficina de choro foi feita na Escola Brasileira de Música na Lapa, Rio de Janeiro, sem patrocínio oficial. Daí surgiu a “Orquestra de Cordas Brasileiras”. Sua formação instrumental foi de quatro bandolins, duas violas caipiras, dois cavaquinhos, dois violões, um violão de sete cordas, um contrabaixo acústico e dois percussionistas. Em 1990, lançou seu primeiro disco que ganhou em 1991 dois Prêmios Sharp, melhor disco instrumental e melhor grupo instrumental. Em 1996, a OCB teve fim, dando origem a um octeto de cordas e percussão, a Camerata Brasil.

Orquestra de Cordas Brasileiras. CAZES, Henrique. Choro, do quintal ao municipal. São Paulo: Ed. 34, 1998. p. 194.