1564 – 1567: Estácio de Sá

Cronologia Político-administrativa

No dia 1º de março de 1565, cumprindo ordens da Rainha-Regente, D. Catarina d’Áustria, fundou a cidade a que deu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião, então ainda menor. Em 1552, Tomé de Sousa já havia apontado a necessidade de povoar o Rio de Janeiro, para assegurar o domínio português, diante das constantes investidas francesas. Como Salvador, na baía de Todos os Santos, o Rio de Janeiro já nasceu com os foros de cidade, nunca tendo passado pelas fases de povoação e vila. Tendo recebido reforços da Bahia e no Espírito Santo, Estácio de Sá chegou ao Rio de Janeiro nos primeiros dias de fevereiro de 1564, instalando-se, ao que é de presumir, na própria Ilha de Sergipe onde Vilegagnon (franceses) levantaram sua fortaleza, onde enfrentou resistência e constatou a necessidade de pedir reforços e traçar novas estratégias para retomada do território. Organizou-se durante cerca de um ano, contando como reforço dos vicentinos e dos paulistas, que deram toda ajuda que podiam dispor em homens, aparelhamento, mantimentos e índios de guerra. Em seguida, numerosos habitantes de São Vicente e São Paulo incorporaram-se às forças de Estácio e com ele transferiram-se para a nova cidade que ia fundar.
Organizada a expedição, a deixou o porto de São Vicente de fevereiro a 1º de março 1565, Estácio de Sá fundava a cidade no istmo entre Cara de Cão e o Pão de Açúcar, nos chãos hoje ocupados pela Fortaleza de São João. É essa a verdadeira data do local da fundação do Rio de Janeiro. É erro crasso que não encontra nenhuma base histórica querer atribuí-la, como já tem sido escrito, a Mem de Sá no dia 20 de janeiro de 1567, que é apenas a data do início dos combatentes finais contra os remanescentes franceses. Logo, todas as providências para instalação da cidade foram sendo tomadas para sua organização.
Estácio se manteve, perto de dois anos, lutando, em ataques e defesas, manteve-se no local onde assentara a povoação, sem, contudo conseguir dominar de todo os tamoios e os franceses que permaneciam no interior da baía e talvez recebessem socorros através de Cabo Frio. Depois de diversos conflitos e batalhas, foi que no dia 20 de janeiro seria iniciado o ataque aos inimigos, sendo assim, foi assaltada e tomada a fortaleza que os franceses haviam construído. Nesse combate foi Estácio de Sá mortalmente ferido pelas flechas dos índios, e, dos ferimentos recebidos, provavelmente em consequência de uma infecção, veio a morrer um mês depois, a 20 de fevereiro de 1567.

 

 

1565 - Fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, comandada por Estácio de Sá.

1567 - Derrota final dos franceses e tamoios em São Sebastião do Rio de Janeiro. Construção do Forte de São Sebastião e estabelecimento do núcleo urbano definitivo da cidade na área do antigo morro do Castelo.