1567 – 1568: Mem de Sá

Cronologia Político-administrativa

Como governador-geral, exerceu funções durante seu governo, entre a morte de Estácio de Sá e a nomeação de Salvador Correia, por mais de um ano. Após a derrota completa dos franceses um dos primeiros atos de Mém de Sá foi transferir a cidade local onde a fundara Estácio para outro sítio que lhe pareceu melhor indicado, transladando-a para o morro que depois se chamou do Castelo. Derrubada a mata espessa que o vestia, aí construiu Mem de Sá os edifícios do Forte de São Sebastião, origem do nome que tomou o monte, da Câmara e Cadeia, do Colégio dos Jesuítas. Delineou as ruas e a praça, incentivando a construção e fixação de moradores. Cercou a cidade de muros e fojo, localizando lhe as portas no local onde mais tarde foi o Beco da Música. Nomeou o primeiro ouvidor (Cristóvão Monteiro) e outros funcionários, completando o aparelho administrativo iniciado por Estácio. Ratificou, modificando lhe os limites, a doação à Câmara das terras municipais que constituíram o termo da cidade e seu rossio. Regulamentou o comércio e concedeu numerosas sesmarias.
O sítio originalmente escolhido por Estácio não se despovoou imediatamente com a transferência da sede da cidade. Com a permanência de alguns moradores, ficou conhecido como Vila Velha.
Recebendo notícia de que irrompera uma insurreição de índios no Espírito Santo, resolveu levar socorro àquela capitania, regressando em seguida à cidade do Salvador, sede do governo-geral. Em 4 de março de 1568 nomeou seu sobrinho Salvador Correia de Sá capitão-governador do Rio de Janeiro e em maio ou junho retirou-se da cidade que deixava estabelecida e a que não voltou mais.